sexta-feira, 11 de maio de 2012

Os '' não' s '' necessários

Desde muito cedo somos confrontados com os muitos '' não '' da vida.
Seja o ''não'' do peito de nossas mães que não nos foi dado, do brinquedo que não foi comprado.
A verdade é que o ''não' nos faz crescer como pessoa, uma vez que é do sofrimento que
o ser humano tira as melhores coisas, tira o seu dom de superar as fases turbulentas da vida.
Porém existem várias maneiras de dizermos NÃO.
Existe a maneira de se dizer um não, e que o outro aceite como se tivesse recebi um SIM.

Há também aquelas pessoas que não sabem dizer não em hipótese nenhuma...
 essas pessoas podem ter recebido uma educação muito rígida dos pais e, por isso, ter acreditado que seriam abandonadas caso os contrariassem. Então, depois de adultas, continuam com essa ideia em seu íntimo. Assim, "acabam reagindo a parceiros afetivos e chefes como reagiam aos pais, tendo tendência a se submeter, a não contrariar, a agradar. Talvez isso tudo se passe de maneira inconsciente, o que torna mais difícil a mudança de atitude
Além de fazer mal aos relacionamentos, a incapacidade de dizer "não" pode se manifestar no físico, através de doenças como gastrites, resfriados recorrentes, estresse, etc. Isso porque, quando dizemos um "sim" contra nossa vontade e para não frustrar o outro, acabamos frustrando a nós mesmos e acumulando sentimentos como raiva em nosso íntimo.
Para fugir dessa auto-armadilha e aprender a dizer "não", é necessário conhecer os próprios limites e saber o quanto pode negociar e ceder. "Saber o que significa dizer e ouvir não e como se sente em relação a essas situações é o primeiro passo para possibilitar alguma mudança.
Embora para a maioria das pessoas seja simples negar algo que não conseguirão realizar de uma maneira satisfatória, isso pode ser um desafio para outras. Portanto, há casos em que é melhor procurar a orientação de um psicólogo, para que, aos poucos, o paciente consiga se soltar e aprender a respeitar a si e seu espaço pessoal. Muitas vezes, dizer "não" aos outros é dizer "sim" a você mesmo.

Fonte: João Marcos Novais
 Fonte 2: http://vilamulher.terra.com.br/quando-dizer-nao-e-necessario-11-1-69-248.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário